
Os vinhos diferenciados da vinícola Vinhedos Capoani
Compartilhar
Conversei com Noemir Capoani, que produz um dos vinhos mais visualmente comunicativos do mundo, e fá-lo com a cor turquesa. Uma vez dentro da garrafa, os líquidos são pura excelência. Autor: Guillermo César Gómez
Os começos
No final do século XIX, a família Capoani chegou ao Brasil. Originária da cidade de Scandolara Ravara, província de Cremona, Itália. No Brasil, enraizaram-se no lote 80 da Leopoldina, que na altura pertencia a Bento Gonçalves. Eram tempos de grande crise e de mudança. O Brasil estava a sair de um sistema de escravatura e monarquia para entrar na turbulência de uma nova república. Os italianos fugiam da crise económica que se aprofundou com a sua unificação. Por outro lado, o Rio Grande do Sul carecia de infraestruturas; tinham de ser pioneiros, isto é, começar do zero numa terra desconhecida.
Volmir Luís Capoani
Em 1973, Volmir Luis Capoani plantou as primeiras mudas de videira Chardonnay, tornando-se um dos pioneiros na região a apostar nesta vitis vinífera. Na altura, o seu filho, Noemir Capoani, ajudava-o nos trabalhos nos vinhedos e, incentivado pelo pai a abrir outro negócio, fundou a Ditália Móveis em 1990.
Noemir e os seus filhos Wilian e Renan
Em 2009, após a morte do seu pai Volmir, Noemir, juntamente com os seus filhos Wilian e Renan, assumiu a gestão das vinhas da família, dando início ao projeto de vinificação que é hoje a Vinhedos Capoani.
O Legado centenário
A história dos Vinhedos Capoani traz na sua essência todo o conhecimento acumulado de geração em geração, e também os segredos da tradição e da arte passados de pais para filhos. Uvas que antes eram cultivadas com dedicação e carinho para serem vendidas a outras adegas de renome, hoje são transformadas em vinhos próprios e excelentes espumantes que representam todo o potencial e expressividade do Vale dos Vinhedos.
Compreendendo a origem
Para compreender a origem deste prestigiado vinho brasileiro, o Capoani, precisamos primeiro de rastrear a origem do apelido, assim podemos imaginar um pouco porque se destaca no seu ADN e é algo diferenciado e distinto. Na Europa, o apelido Capoani é distribuído em Itália principalmente no Lácio e nas Marcas. Capoani parece derivar do termo medieval "capoano", utilizado na época para definir o mestre, chefe, líder ou gerente de um determinado grupo de artesãos ou corporação. Assim sendo, é provável que o antepassado de quem deriva este apelido distinto tenha desempenhado um papel de destaque dentro da sua comunidade.
A cor turquesa
A palavra turquesa vem do francês "pierre turqoise", que significa "pedra turca". Durante o Renascimento, a cor turquesa tornou-se cada vez mais popular juntamente com a pedra preciosa; Os pigmentos turquesa eram usados em pinturas para simbolizar riqueza e vitalidade. Mas a cor turquesa é também uma síntese da vida, pois é formada pela mistura do verde da fotossíntese com o azul dos céus profundos e das águas saudáveis.
O prazer de respirar novas conquistas
Os vinhos Capoani são elaborados com paixão, profissionalismo e dedicação altruísta, extraindo o melhor da videira e do seu terroir para consagrar magnificamente o melhor do espírito de Dionísio.
Elegante e moderno
A vinícola Capoani produz vinhos e espumantes, primando pela tradição e elegância, exaltando o requinte e a identidade do Vale dos Vinhedos; Estes vinhos espumantes vão ao encontro das aspirações dos enofilos, que procuram produtos de alta qualidade com uma visão inovadora.
A essência
A essência está numa dialética familiar que aprendeu a melhorar as experiências e a crescer através da absorção de novos conhecimentos. Souberam compreender os sabores que a sua história manifestava, fruto de muita sensibilidade e personalidade marcante, sempre aplicados no processo de transformação da uva.
Localização
A adega está localizada na região da Serra Gaúcha, mais precisamente no Vale dos Vinhedos, onde contribui para o grande universo vitivinícola de Bento.
Gonçalves e região com um serviço de excelência e experiências memoráveis no mundo dos vinhos e espumantes.